Centro de Documentação e Pesquisa em História
Publicado: 07/11/2019 - 18:43
Última modificação: 15/01/2026 - 12:06
O CDHIS
O Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS) é um órgão do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia constituído como lugar de guarda da memória institucional, regional e de produção de saberes sobre a preservação da memória coletiva.
Criado em 1985 a partir da iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Ciências Sociais, o qual englobava os cursos de História e Geografia, constituiu-se inicialmente como Núcleo de Pesquisa em História e Ciências Sociais (NUHCIS), abrigando documentos recolhidos dos projetos desenvolvidos pelos professores dos Cursos de História e na comunidade (fotos, coleções de jornais, documentos acumulados e guardados por memorialistas e amantes da cidade de Uberlândia).
Em 1987 o NUHCIS inaugurou sua sede em casa alugada num bairro central da cidade. Nesse momento a doação de uma coleção etnográfica veio enriquecer o seu acervo constituindo uma nova linha de pesquisa dando origem ao Museu do Índio, atual Museu dos Povos Indígenas (MuPI). Durante praticamente 05 anos neste endereço, pode desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão junto à comunidade. No final desse período, dois novos setores surgiram: o primeiro, em 1992, foi a criação do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher (NEGUEM); o segundo, a partir da organização de um acervo precioso: duas coleções de discos, doadas, perfazendo um total aproximado de 20.000 unidades.
Por fim, uma nova etapa marca a história de vida do NUHCIS, a da sua transferência, em 1992, para instalação própria no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica, com a expectativa de garantir uma melhor relação com o público e continuar a desenvolver ações pautadas na interação Ensino, Pesquisa e Extensão, imprimindo-lhes um caráter dinâmico. Vários projetos interdisciplinares de pesquisa passaram a ser implementados, e, como meio de dinamização e divulgação do trabalho, passou-se a publicar um Boletim semestral e folders das coleções de documentos.
Esse processo de expansão justificou a transformação do NUHCIS no CDHIS. Em 2002, o CDHIS já havia adquirido uma dimensão bem mais ampla do que tinha no início da década de 90. As coleções, organizadas e catalogadas, cresceram tanto em volume quanto em diversidade. Foi implantado um Setor de Conservação e Restauro e o Centro já desenvolvia diversas atividades de extensão, como mostras fotográficas e de documentos raros, oferta de cursos relacionados à natureza de suas atividades, assessoria a escolas e arquivos, além da promoção — em parceria com outros órgãos e instituições — de encontros e seminários.
Destaca-se ainda a publicação de três periódicos: Cadernos de Pesquisa do CDHIS (semestral), Caderno Espaço Feminino (semestral) e Gênero em Pesquisa (semestral).
A partir de maio de 2003, sofreu novas alterações: a) passou a incorporar outro órgão de extensão do Instituto de História, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH), ampliando seus acervos com produções acadêmicas e documentos relativos ao ensino de História, atividades de extensão ganhando uma publicação a mais, a revista Cadernos de História; b) foi criado o Núcleo de Imagem e Som, para implementar a organização e catalogação do acervo discográfico e a realização de pesquisas pertinentes.
Em 2011 foi aprovado o Regimento do CDHIS, estabelecendo as normas de funcionamento para o órgão. O LEAH deixou de fazer parte de sua estrutura e o centro de documentação atualmente conta com os seguintes setores: Ações Educativas, Conservação e Restauro, Documentação e Pesquisa e Publicações
O ACERVO DO CDHIS
Com aproximadamente 40 coleções de arquivo abertas e de arquivos pessoais, e diversas coleções de apoio bibliográfico, o CDHIS armazena uma grande variedade de suportes documentais diretamente relacionados à história de Uberlândia e do Triângulo Mineiro. O acervo retrata personagens e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da região.
- Consulte aqui algumas de nossas principais coleções: https://drive.google.com/drive/folders/1YohnyLajWkxQQwM6BQbmdoNC67Tbq_v_?usp=drive_link
SETORES
- Setor de Ações Educativas
O agendamento para visitas guiadas ao CDHIS é realizado exclusivamente pelo e-mail: cdhisacoeseducativas@gmail.com, com o envio do formulário preenchido, disponibilizado no link: https://forms.gle/mpt8yRSMGLS7Ym7o8.
Instagram: @cdhis_educa
(https://www.instagram.com/cdhis_educa)
- Setor de Conservação e Restauro
Instagram: @cdhis_conserva
(https://www.instagram.com/cdhis_conserva)
- Setor de Publicações
Cadernos de Pesquisa do CDHIS. Para maiores informações acesse o link:
http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/index.
Caderno Espaço Feminino. Para maiores informações acesse o link:
http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/index.
- Setor de Documentação e Pesquisa
Agendamento de pesquisas
Informamos que o atendimento ao pesquisador está sendo realizado com o auxílio do servidor responsável pelo Setor de Conservação e Restauro do CDHIS. As consultas presenciais poderão ser realizadas todas às quartas-feiras das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00. O agendamento de consultas presenciais deverá ser realizado mediante o preenchimento de formulário:
https://forms.gle/ByAp1GpBKxpEJ87D8
Técnicos-administrativos:
Aline Guerra - Setor de Ações Educativas
Mário Costa de Paiva Guimaraes Junior - Setor de Publicações
Rafael Vieira de Gouveia - Setor de Conservação e Restauro
Raphael Bahia do Carmo - Setor de Documentação e Pesquisa
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902
