Curso de Graduação em História - Licenciatura
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 04/12/2020 - 12:29
IDENTIFICAÇÃO |
Denominação: Curso de Graduação em História |
Titulação conferida: Licenciado em História |
Regime acadêmico: semestral com entrada anual |
Turnos de oferta: matutino e noturno |
Vagas oferecidas por ano: 40 (diurno) - 40 (noturno) |
Carga Horária Total: 3.230 horas |
Tempo mínimo de integralização: 4 anos |
Tempo máximo para integralização: 6 anos |
Ano de início de funcionamento: 1966-1 |
Ato de reconhecimento: Decreto Federal nº 62221 de 05/02/1968 - DOU de 07/02/1968 |
Prorrogação de reconhecimento: Portaria MEC nº 2413 de 07/07/2005 - DOU 08/07/2005 |
Renovações de reconhecimento: Portaria MEC/SESu nº 690 de 09/06/2010 – DOU 10/06/2010 Portaria MEC/Seres nº 286 de 21/12/2012- DOU 27/12/2012 Portaria MEC/Seres nº 796 de 14/12/2016 – DOU 15/12/2016 Portaria MEC/SERES nº 921 de 27/12/2018 - DOU de 28/12/2018 |
|
O licenciado em história é um professor e um historiador cujo foco de atuação profissional direciona-se, sobretudo, à educação, à investigação, à reflexão, à crítica, à difusão de conhecimentos históricos, à preservação e à gestão do patrimônio histórico, artístico e cultural das sociedades humanas na perspectiva do ensino-aprendizagem na educação básica, bem como ao planejamento, à execução, ao acompanhamento e à avaliação de políticas, projetos e programas educacionais, à elaboração, à implementação, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação do projeto pedagógico das instituições escolares. Sua atividade principal é o ensino de história indissociável da pesquisa, focalizando, principalmente, mas não exclusivamente, a produção e a difusão de conhecimentos e sentidos históricos no espaço escolar. Para isso, sua formação específica envolve saberes teóricos e práticos que lhe permitam aprofundar o conhecimento do contexto escolar no Brasil, as suas políticas e as suas particularidades como instituições de ensino, de pesquisa, de convivência humana, de troca de experiências e de formação de valores. Além disso, também envolve saberes teóricos e práticos que lhe permitam compreender o contexto da escola em perspectiva histórica, problematizando a sua realidade em temporalidade/historicidade mais ampla. O professor de história deve promover a produção e difusão do conhecimento histórico de maneira crítica e reflexiva não somente no ambiente escolar, mas, também, em outros espaços educativos, tais como museus, bibliotecas, arquivos entre outros. Sua formação busca torná-lo um agente fomentador de debates públicos em torno das questões éticas, culturais e sociais da contemporaneidade, entendendo-as em sua temporalidade/historicidade mais ampla.
|
Av. João Naves de Ávila - 2121 - bloco 1H - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902
Anexo | Tamanho |
---|---|
Guia de Matrícula Para as Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) | 1.23 MB |