Área de Pesquisa dos docentes do INHIS
Publicado: 07/02/2020 - 15:35
Última modificação: 06/04/2020 - 13:24
ÁREA DE PESQUISA DOS DOCENTES DO INHIS |
|
PROFESSOR(A) |
ÁREA DE ORIENTAÇÃO |
Alcides Freire Ramos |
História da Cultura Brasileira (Ditadura Militar, Redemocratização e Tempo presente). |
Alexandre de Sá Avelar |
Teoria da História; Brasil Contemporâneo; Historiografia |
Amon Pinho |
História Intelectual; Teoria e Filosofia da História; História da Historiografia Geral e Brasileira; Identidades culturais nos mundos ibérico e ibero-americano; Pensamento utópico; Estudos em mitologia e religião; Didática da História. |
Ana Flávia Cernic Ramos |
História social da cultura; História e imprensa; História e Literatura (em geral); Intelectuais e História; Cultura popular; Abolicionismo; Identidade Nacional; História do Brasil (em geral); História Brasil Império (em geral); História Brasil (Primeira República); Escravidão e pós-abolição; Cultura Afro-brasileira e áreas afins. |
Ana Paula Spini |
História e Cinema; História e Imagens; Estados Unidos; Cinema e Primeira República; Cinema e Gênero; Cinema e Identidade Nacional. |
André Fabiano Voigt |
Teoria e Filosofia da História; História e Música; História e Arte. |
Carla Miucci Ferraresi de Barros |
História e Cultura, nos séculos XIX, XX e XXI, especialmente no que diz respeito às: - Relações entre História, Linguagens Audiovisuais e/ou Mídias (cinema, TV, séries televisivas, telenovelas, internet, podcast); - História, Gênero e Sexualidades, com enfoque no campo da (re)construção das identidades e das subjetividades; - Representações e construções de discursos sobre as culturas dos povos indígenas, africanos e/ou afro-brasileiros nos livros didáticos (atendendo a Lei 11.645/2008) |
Cleber Vinicius do Amaral Felipe |
História Antiga; História Moderna (séculos XVI-XVII); História e Literatura; História e Retórica; Literatura do século XIX; História e Religiões. |
Daniela Magalhães da Silveira |
História do Brasil – século XIX; Literatura Latino Americana; Literatura Brasileira. |
Deivy Ferreira Carneiro |
História da violência, da criminalidade e da justiça criminal e dos conflitos cotidianos. Além disso, trabalhos na área de História Social e História Social da Cultura, sobretudo com temáticas ligadas à micro-história italiana e às teorias de Norbert Elias e E.P. Thompson. Prioriza orientações que utilizem como fontes: processos-criminais, jornais e fontes cartoriais (batismo, casamento, óbito, testamento, inventários, etc.) |
Dilma Andrade de Paula |
Campo teórico do materialismo histórico, séculos XX e XXI, podendo abranger diversos aspectos e problemáticas sobre História do Brasil, História Contemporânea e História Econômica. |
Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior |
História Contemporânea; História do Brasil – Império e República; História Social da Cultura; História da Saúde e Doença; História do Corpo e dos Esportes; História e Literatura. |
Gilberto Cézar de Noronha |
História, memória e patrimônio. História Medieval da Península Ibérica, História Contemporânea, História do Brasil, História de Minas, História e região, História e Educação. |
Guilherme Amaral Luz |
História das Religiões; História Moderna (séculos XV-XVIII); História do Brasil Colonial; História da Arte (Medieval e Moderna, séculos XIII ao XVIII, incluindo universos coloniais); História da Retórica; Patrimônio Histórico e Cultural (Arte e cultura material religiosas e religiosidades); História Antiga; História da China Imperial; História das Artes Marciais; Ensino de Humanidades e Artes Marciais. |
Gustavo de Souza Oliveira |
Ensino de História, História das Religiões, História da Educação e História do Brasil e Portugal no século XIX (principalmente em temas que envolvem a relação entre a Igreja e o Estado). Atualmente desenvolvo o projeto de pesquisa intitulado Religião e Educação: O processo de secularização política em Portugal e no Brasil (1860–1910). |
Iara Toscano Correia |
Cultura popular, religiosidade popular, história local/regional, patrimônio cultural, teoria e metodologia para o ensino de História. |
Ivete Batista da Silva Almeida |
Nossos projetos são voltados para pesquisas de perspectiva decolonial. Priorizamos as pesquisas voltadas para o estudo e análise das representações sociais, visuais e discursivas, sobre grupos e sociedades consideradas como minorias sociais (homens e mulheres negras, periféricas, indígenas, LGBT). Grupo de Pesquisa: "Estudos Negros" - Grupo de Pesquisa sobre culturas de matriz africana e indígena. |
Jean Luiz Neves Abreu |
Desenvolve pesquisas no campo da história da saúde e da doença e projetos de extensão ligados à preservação da memória e organização de acervos históricos. Neste sentido, possui afinidade com temáticas relacionadas à história da saúde e da doença e temáticas afins (higiene, corpo, discurso médico-sanitário); História da ciência e das práticas científicas; bem como temas relacionados a arquivos e patrimônio e pesquisas com enfoque em acervos locais e regionais. |
Jorgetânia da Silva Ferreira |
História do Brasil; Gênero; Movimentos Sociais; Educação e Ensino de História. |
Lainister de Oliveira Esteves |
Teoria e Filosofia da História; História Literária; Estética. |
Mara Regina do Nascimento |
História e Religião, Religião e Política, História das Instituições Religiosas, Representações da Morte, Irmandades e Associações Religiosas, Festas Religiosas, Expressões de Devoções e Sensibilidades Religiosas, Rituais do Cristianismo. Atua e orienta igualmente investigações sobre o Ensino de História da Educação Básica. |
Marcelo Lapuente Mahl |
História Ambiental; Questões Raciais no Brasil; História Cultural Paulista; Imprensa e História dos Impressos. |
Maria Andréa Angelotti Carmo |
Ensino e aprendizagem em História; formação docente; história e memória/esquecimento; relações e mundos do trabalho; trabalho rural, agricultura e agronegócio; movimentos migratórios. |
Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro |
MERC - História, História do Brasil, História/Historiografia das Mulheres, Estudos Feministas e de Gênero. No âmbito dessas grandes áreas, pesquiso particularmente em uma perspectiva da História Cultural, dos Estudos Foucaultianos e Descoloniais, com enfoque na historicização do imaginário social, na desconstrução dos discursos, na localização de representações sociais e identidades, observadas como construtos históricos atravessados por poderes em movimento e disputa. Sobretudo atenta para algumas ferramentas conceituais do campo e categorias analíticas - gênero, raça - entre outras -. |
Marta Emisia Jacinto Barbosa |
Cultura e Cidade; Comunicação e Imprensa; Cartografias da Juventude; Formação de Professores; Ensino de História; Escola Pública e Cidade. |
Mônica Brincalepe Campo |
Cinema; Narrativas; Cultura de Mídia. |
Nara Rúbia de Carvalho Cunha |
Ensino de História (metodologias, linguagens, interdisciplinaridade, materiais didáticos) e formação docente (na perspectiva da pesquisa narrativa e de professor-pesquisador crítico reflexivo). Interesso-me especialmente pela produção de conhecimentos histórico-educacionais em espaços escolares e não escolares na interface com museus, patrimônios, práticas de memória, experiências urbanas, usos públicos do passado, educação das sensibilidades e cultura visual. |
Newton Dângelo |
História e Cultura; Mídias; Cidades; Educação e Cultura Popular. |
Paulo Sergio da Silva |
História Contemporânea; História Brasil (República); Patrimônio Cultural; História Militar e da Guerra; História Política; Políticas Públicas |
Regina Ilka Vieira Vasconcelos |
História Social, Cultura e Educação; Formação de Professores; Escola Pública; Ensino de História e Currículo: Propostas, Organização, Reformas e Formação; Metodologia do Ensino de História e Didática da História; Campos de Produção de Memória e Experiências de Lutas Sociais; Trabalhadores; Campo e Cidade; Linguagens, História Oral e Audiovisual. |
Sérgio Paulo Morais |
Orientações com apoio teórico na prática do materialismo histórico dialético, nos quais as dimensões de classe e a questão do indivíduo, exercem influência no contexto econômico e político [e, também, cultural] e condicionam formas de realidade vivida. Nesse caminho, conceitos tais como lutas de classes, determinação, exploração, experiências, alienação, reificação entre outros que permitam ampliar as análises de junção entre sujeito e sociedade de classes, estrutura e processo, memórias privadas e dinâmicas públicas, ser social e [vinculações com] a consciência social. |
Thiago Lenine Tito Tolentino |
História do Ensino de História; História da Cultura Intelectual; História Intelectual; Teoria da História; História do Brasil República; História da Arte; História e Literatura; História e Música; História Política; História do Pensamento Social Brasileiro; História e Filosofia; História e Biografia; História e Cultura Popular; História Moderna e Contemporânea; História da América. |